CAPACITAÇÃO DA REDE DE APOIO ÀS MULHERES DE OLIVEIRA FORTALECE ATUAÇÃO INTERSETORIAL
Ação faz parte do lançamento oficial da RAMO
Publicado em 04/12/2025 09:19
Uma capacitação promovida pela Rede de Apoio às Mulheres de Oliveira - RAMO, foi realizada no dia 3 de dezembro de 2025, na sede da Câmara Municipal. Com a participação de representantes de diversos setores que atuam no acolhimento de mulheres no município e especialistas do Governo de Minas Gerais, o curso promoveu a atualização técnica dos participantes para um atendimento especializado.
A Procuradora da Mulher, vereadora Alessandra Cristina Casimiro Silveira, conduziu o seminário com o apoio do presidente da Câmara, Gilmar Sebastião Cândido. A Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo de Oliveira é cofundadora da RAMO e tem atuado incansavelmente em pautas urgentes, complexas e sensíveis relacionadas à proteção e aos direitos das mulheres.
Na abertura do evento, o presidente da Casa leu um ofício encaminhado à chefe da Polícia Civil de Minas Gerais pelo prefeito Erik Assis Castro, solicitando a implantação de um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (NEAM) em Oliveira. No documento, o Poder Executivo Municipal se compromete a arcar integralmente com os custos de instalação e manutenção da unidade, além de disponibilizar espaço físico, equipamentos, mobiliário e servidores administrativos.
A programação prosseguiu com a participação de duas palestrantes reconhecidas em suas áreas. A psicóloga atuante na Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres (SUBPDM/SEDESE), Roseane Lima, abriu os trabalhos com a apresentação “Estruturação da Política de Mulheres”, na qual destacou os avanços e desafios da causa.
Em seguida, Luíza Santiago de Assis, psicóloga, analista de gestão e políticas públicas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e coordenadora do Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres (CERNA), explanou sobre o tema “Especificidades do Atendimento à Mulher em Situação de Violência e Rede de Atendimento”. A apresentação abordou orientações práticas e reflexões sobre o fortalecimento dos fluxos de proteção.
A qualificação dos integrantes da Rede de Apoio às Mulheres de Oliveira ocorreu em um momento especial para o município, pois na próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, às 14h00, a RAMO será lançada oficialmente na Praça XV de Novembro, em uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Câmara Municipal de Oliveira, com apoio da Prefeitura.
O grupo é fruto da união de diversas instituições e tem como propósito atuar na prevenção, no acolhimento, na orientação e no encaminhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade. Com ações focadas na sensibilização, no fortalecimento dos canais de denúncia e na ampliação dos serviços de acolhimento, a RAMO nasce para proteger e empoderar mulheres, contribuindo para a redução de riscos e a interrupção do ciclo da violência doméstica e familiar.
por Câmara Municipal