POLÍCIA MILITAR PRETENDE AMPLIAR VIDEOMONITORAMENTO EM OLIVEIRA, MORRO DO FERRO E ZONA RURAL
PROJETO CINTURÃO DE SEGURANÇA DIGITAL
Publicado em 26/06/2025 08:31
O Comandante da 59ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Clevson Neves Montijo, compareceu à reunião ordinária do dia 23 de junho, em atendimento a um requerimento do vereador Geraldo Nicácio Júnior, para apresentar informações sobre o sistema de videomonitoramento da cidade de Oliveira, denominado Projeto Cinturão de Segurança Digital.
Atualmente, 17 câmeras estão instaladas no município em logradouros públicos estratégicos, e outras três monitoram Morro do Ferro. Contudo, a Polícia Militar tem a intenção de expandir a cobertura do programa de vigilância digital, segundo o capitão. A corporação sugere o acréscimo de mais 37 dispositivos em 20 pontos que contemplariam a área urbana de Oliveira, o distrito e a zona rural.
Ainda de acordo com o comandante, há equipamentos que permitem a leitura de placas por meio do sistema institucional Hélios, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias e Sistemas da PM. Essa ferramenta monitora os veículos utilizando câmeras LPR – License Plate Recognition – e disponibiliza consultas e alertas para os policiais militares.
O videomonitoramento propicia a redução da criminalidade e auxilia o sistema de justiça criminal. A Câmara Municipal de Oliveira apoia iniciativas como essa e reafirma assim seu compromisso com a Segurança Pública. A proposta de expansão do Projeto Cinturão de Segurança Digital já foi apresentada ao Poder Executivo e está sob análise, conforme informou o Capitão Montijo.
por Gustavo Bicalho