Você está em: Notícias»FERROVIA É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL

FERROVIA É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Oliveira realizou na tarde do dia 18 de junho uma Audiência Pública para tratar de assuntos relacionados à linha férrea do município. A sessão, proposta pelo vereador Antônio Ananias de Sousa, foi realizada sem plateia, em respeito às determinações que proíbem a aglomeração de pessoas. Os munícipes, no entanto, puderam acompanhar os debates pela transmissão on-line e ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo na internet. Participaram dos trabalhos, por videoconferência, os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Ana Carolina Oliveira Senna e Ricardo Meireles e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) - Sílvio Vinhal da Silva. Compareceram ao plenário, além dos vereadores, o Procurador Geral do Município – Daniel de Queiroz e o Secretário Municipal de Saúde – Lucas Lasmar. Os edis e autoridades municipais apresentaram aos convidados diversos transtornos sofridos pela população em razão do péssimo estado de conservação da ferrovia que corta o perímetro urbano e solicitaram providências. Eles alegaram que a sujeira dos trechos e a existência de alguns vagões estacionados nos trilhos favorecem a proliferação de pragas e animais peçonhentos. Afirmaram também que as áreas abandonadas servem de abrigo a traficantes e usuários de drogas, vândalos e infratores em geral. Fatores que aliados submetem os moradores dos bairros adjacentes a riscos incalculáveis. Os parlamentares pediram, ainda, iluminação para os locais, construção de passagens de nível e ampliação de viadutos. Os túneis são estreitos até mesmo para o trânsito de veículos e, ainda assim, atendem também aos pedestres que não contam com passarelas ou sequer calçada. Atualmente nenhum trem passa pelo município, todavia os vereadores não cogitam a remoção dos trilhos. Eles desejam apenas a revitalização e manutenção regular dos trechos que constituem importantes, e em alguns casos principais ou únicas, vias de acesso aos bairros: Oscar de Faria Lobato, Maria Amélia, Triângulo, Segredo, Graças, Domingos Ribeiro, Cíntia e outros.